quarta-feira, 12 de maio de 2010

Saltimbancos no chão da praça





Caxias não vive há meses um momento cultural relevante que acalente nossos olhos e ouvidos. Pobre de nós que armamos nossas tendas nessa cidade no afã de encontrar por essas plagas algum alimento que matasse a sede de nossas vidas nesse clima tórrido de sertão e de deserto interior que aniquila a nossa alma e esperanças a cada dia.
Outro dia, passando pela praça do Panteon avistei alguns artistas saltimbancos desarmando seus palcos e picadelos e poucos expectadores que se encantaram com o espetáculo tiravam fotos com os atores mambembes de grande potencial artístico. Não afirmo, mas acredito que eram das bandas do sertão de Sergipe ou das Alagoas. Eu fui surpreendido por aquele grupo de artistas se apresentando praticamente no asfalto em frente à Prefeitura e se houve patrocícínio da Secretaria de Cultura, isso é no mínimo uma vergonhosa falta de zelo com a cultura popular.
Agora, parece-me que houve pouco interesse por parte do poder público municipal em divulgar o evento em várias frentes de comunicação de nossa cidade, pois o público era reduzidíssimo. Uma vergonha para uma cidade de tantas tradições culturais como a nossa. Por falar em espetáculo cultural, os últimos que ocorreram por aqui têm sido realizados por iniciativa militante dos artistas e poetas do Grupos Ctltural Atenas Caxiense, Movimento Abraçarte-Caxias, Grupo de Teatro que tem à frente a professora Érica Almeida, entre outros, e Academia Caxiense de Letras. Alguns desses eventos tiveram apoio da Secretaria Municipal de Cultura.